Ei, Funtastickers! Você já parou para pensar no que acontece com o seu cérebro quando você está aprendendo uma nova língua? É simplesmente incrível! Vamos dar uma olhada nesse universo fascinante da nossa mente linguística. Não precisa ser cientista para isso! Falaremos em termos bem leigos, de professora para estudantes-leitores!
Primeiro, o cérebro fica como uma esponja, absorvendo cada palavra nova, cada som diferente. Quando você ouve uma nova língua pela primeira vez, seu cérebro fica superanimado, tentando desvendar os padrões e as nuances daquela língua estrangeira. É como uma aventura dentro da sua própria cabeça! Cada idioma com sua complexidade fonética-gramatical, mas o que conta é a paixão e o relacionamento que desenvolvemos com este idioma. Temos que criar “reforços positivos”, ou seja, encarar o aprendizado como algo bom e não como uma obrigação. Por isso trabalhamos muito a parte de jogos e músicas na Funtastic: para que seu cérebro “aceite” a nova língua e abra espaço para armazenar informações baseado na relação emocional que você desenvolve com ela.
Em seguida, temos a parte divertida: a plasticidade cerebral. Não, não estamos falando de moldar seu cérebro como uma massinha de modelar, mas sim da capacidade incrível do cérebro de se adaptar e mudar conforme aprendemos algo novo. Cada vez que você pratica uma nova língua, seu cérebro está construindo novas conexões neurais, fortalecendo aquelas áreas responsáveis pelo processamento da linguagem. É como se estivéssemos construindo uma ponte entre culturas! E quanto mais idiomas for aprendendo, mais “plástico” vai ficando seu cérebro! É normal confundir as línguas que você sabe: isso quer dizer que seu cérebro está buscando entre as “caixinhas” reservadas para o aprendizado e armazenamento de novas palavras, sons e informações culturais sobre cada idioma.
E não podemos esquecer daquela sensação maravilhosa de “aha!” quando finalmente entendemos algo em uma língua estrangeira. É como se o cérebro soltasse fogos de artifício de celebração! Cada vez que você domina uma nova palavra ou frase, seu cérebro libera uma dose de dopamina, aquela substância química que nos faz sentir bem. É uma recompensa instantânea por todo o esforço que você está colocando em aprender algo novo. Como a sensação de bem-estar depois de um exercício físico. O cérebro fica cansado como o corpo ao ser estimulado, mas quando os resultados começam a aparecer, você não quer mais parar.
Além da dopamina, há outra substância que desempenha um papel crucial no processo de aprendizado de idiomas: a serotonina. Essa substância está associada ao nosso humor e à sensação de bem-estar, e desempenha um papel importante na nossa motivação. Quando estamos aprendendo uma nova língua e nos sentimos bem com nosso progresso, é provável que nossos níveis de serotonina aumentem, nos deixando mais motivados e energizados para continuar aprendendo. Mas não são só os jogos, as séries e sua professora que serão responsáveis por manter a serotonina elevada: só você pode fazer isso! Tente associar e aliar a prática do idioma a outra prática já habitual e prazeirosa, como ler um livro tomando um cafezinho ou escutar um podcast enquanto se exercita, por exemplo. Seus níveis de dopamina vão para as alturas e você não conseguirá mais parar porque essas ações já estarão inseridas no seu cotidiano. Eu mesma não fico sem um cafezinho nem sem meus exercícios, e sempre pratico minha língua de estudo nessas situações…até o momento estou indo bem!
E não se esqueça de comemorar suas conquistas ao longo do caminho. Cada palavra nova aprendida, cada conversa em que você se comunica com sucesso e cada marco alcançado são motivos para comemorar. Esses momentos de sucesso ajudam a reforçar sua motivação e a impulsioná-lo ainda mais em direção à fluência. Anote suas conquistas e se dê um prêmio em vez de ficar reclamando que não aprende! Como eu já disse: sua professora não é responsável pelo seu sucesso, só uma facilitadora, assim como outras ferramentas. Só você pode mudar este jogo! Querer é poder!! E todos podem!
Então, Funtastickers, continuem praticando, mantenham seus níveis de serotonina lá em cima e lembrem-se de que cada passo dado na direção da fluência é uma vitória. Vocês estão no caminho certo para dominar uma nova língua e expandir seus horizontes de maneiras que nem imaginava serem possíveis. Vamos lá! Prática, otimismo e constância são a chave!!
Excelente conteúdo
Oba!! Fico feliz que tenha gostado, Rafa!! Regards!!