Hey Funtasticker!! Como vai a vida, os estudos, o ano? Já estamos no meio do ano, hein?! E você, já tirou do papel aquele desejo de começar ou continuar os estudos daquele idioma que sempre sonhou em aprender ou aprimorar? É sobre isso que que vou falar hoje: sobre pontos a considerar antes de se jogar nos estudos de um novo (ou velho) idioma. Bora?
A primeiríssima coisa a considerar é que o conceito de estudar se baseia em 3 pilares (na minha opinião): disciplina, determinação e conexão. Os dois primeiros são aqueles que acabam fazendo os alunos desistirem dos cursos, na maioria das vezes. Mas são fundamentais ao processo de aprendizagem, pois este se baseia em criação de uma rotina e a eficácia está na repetição dos hábitos (frequentar aulas, fazer tarefas, contato com a língua, etc). A conexão é o elo que une o aluno ao idioma. Se você estuda algo que não gosta e não tem (ou não cria) laços emocionais, fica difícil. Porque o estudo de uma língua leva pelo menos 3 anos (em média), e 3 anos é um longo tempo. Pode ser torturante fazer algo chato por tanto tempo, mesmo que você o faça porque seus pais o obrigaram (mas tenho certeza que vai agradecê-los por isso quando perceber a real importância dessa “obrigação”). Para isso, é importante envolver-se com os aspectos culturais da língua, já que língua e cultura estão intimamente ligados.
A segunda coisa é saber que você enfrentará desafios, claro, mas deve estar disposto (a) a encará-los. Ou seja, conheça suas dificuldades e busque ajuda. Por outro lado, haverá partes prazeirosas também, pois nem tudo é tão ruim. Se você odeia gramática, talvez goste de escrever e seja bom nisso. Foque em suas qualidades, não em suas deficiências!
Vamos às perguntas então!
- Qual idioma quero (preciso estudar)? Não escolha o mais fácil, mas sim o mais necessário para o mercado ou para suas necessidades ou de acordo com a sua conexão pessoal.
- Por quê? Todo mundo tem um motivo, escolha o seu: trabalho, viagem, conexão pessoal, resgate familiar…sua razão será seu motor!
- Quanto tempo estou disposto (a) a me dedicar por dia/semana ao estudo? Isso é extremamente importante, já que é o contato que faz a consolidadação da língua. Está disposto (a) e levar esse idioma com você por toda a vida? Se respondeu sim, está no caminho certo! O relacionamento mais sólido é aquele que construímos a longo prazo. Reduza o tempo que passa em mídias sociais (tempo perdido) e aproveite o tempo ocioso para estar em real contato com o idioma em um contexto informal. Use seu “tempo morto” (enquanto cozinha, se exercita ou toma café da manhã, por exemplo) para escutar podcasts, ver uma video-aula, ler uma notícia, etc. Associe esse contato a algo bom da sua rotina e verá a virada de chave. Não encare isso como obrigação, mas como prazer.
- Como vou estudar? Sozinho, só com recursos gratuitos ou aplicativos pagos, com a ajuda de um professor particular, em uma escola, aulas presenciais, online, híbridas, em grupo ou individualmente? É preciso saber a melhor forma que funciona para você antes de começar. Obviamente esta questão está ligada também à número 3 e 5. Lembre-se que não há método, curso ou professor milagroso. O segredo está em saber como você aprende melhor, pois todo o resto funciona como ferramentas de aprendizagem.
- Quanto estou disposto a gastar? Claro que tudo depende: do tipo e da quantidade de aulas. Você pode estudar sozinho e não gastar nada (e ter um grande sucesso), mas também pode estudar por anos ( e gastar uma fortuna em cursos) ou morar em um país onde tal idioma é falado e estagnar. Já tive alunos que me contaram inúmeras estórias: que fizeram intercâmbio que foi um fiasco, que nunca estudaram mas eram fluentes, que estudaram por anos e eram ótimos…O importante é saber que não é valor investido que levará você à fluência, mas sim você saber onde quer chegar e traçar sua rota para chegar lá.
Para terminar: deixo meu convite para você conhecer os nossos cursos “Funtastic” de Inglês e Espanhol. Trabalhamos com aulas online (ao vivo) individuais ou em duplas a valores acessíveis e também com aulas híbridas (ao vivo e gravadas), para quem quer estudar mas tem menos tempo e menos condições financeiras. As aulas são dinâmicas, interativas, personalizadas e cheias de cultura. Escolha um curso que se encaixe às suas necessidades e torne-se um cidadão (ou cidadã) global!
Obrigada por ler!!
Teacher/Profe/Professora Flavia
CEO Funtastic Idiomas